top of page
Buscar
  • Foto do escritorFlávio Monachesi

Dicionário no Banco de Dados do Protheus

Atualizado: 3 de mar. de 2020

Se você faz parte do grupo que comemorou essa novidade, com certeza já sabe das vantagens que ele oferece... Mas será que você considerou todos os aspectos para calcular o custo x benefício dessa migração para o seu negócio?



Apesar de migrar o dicionário para o banco de dados trazer melhorias, também é necessário considerar o custo x beneficio desta migração, lembrando que você pode migrar para a versão 12.1.25 do Protheus sem utilizar o dicionário no banco de dados.


No ADVPL podem ser utilizadas algumas funções consultando as tabelas SX's diretamente no dicionário de dados, desta forma, os fontes que possuírem estas funções deverão ser ajustados. Os clientes novos já irão utilizar o dicionario de dados no banco de dados.


Como vai funcionar?

Todos os fontes customizados deverão ser revisados através do CodeAnalysis, onde a TOTVS disponibilizará um código, permitindo assim a migração do dicionário, ou sugerindo as alterações a serem realizadas. Quanto maior a quantidade de fontes customizados, maior o tempo do projeto.

Também é importante mencionar que deverá existir um e-mail cadastrado no SMTP para que seja possível recuperar a senha de administrador, pois o arquivo de senhas estará no banco de dados.


Um outro ponto extremamente importante é lembrar que o consumo do banco de dados ficará maior, ou seja, existe a possibilidade de ser necessária a troca do servidor, sem mencionar o custo de um DBA para analisar se é possível a migração com o servidor atual.


Estes são alguns exemplos, porém existem outros pontos obrigatórios para esta migração.


Independente disto, deve-se ser considerado o real ganho de performance x o custo para que esta migração seja realizada. Algumas consultorias e até mesmo a fornecedora de software podem forçar o cliente a realizar uma migração que não é obrigatória e poderá gerar um custo extremamente alto dependendo do cenário do cliente. Fique atento!


345 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page