top of page
Buscar
  • Foto do escritorFlávio Monachesi

Central de Atualizações Protheus

A TOTVS disponibilizou recentemente a Central de Atualizações Protheus. O que muda na forma de atualizar o ERP?



A ideia é que o próprio cliente possa identificar de maneira simples se suas rotinas estão atualizadas e quais os pacotes disponíveis para cada uma delas, diminuindo assim as aberturas de chamados que resultam em atualizações.


Já nativa na versão 12.1.27, nas versões 12.1.25 e 12.1.23 do Protheus, será necessária a aplicação de uma patch e atualização da lib para Label 20200214 de Fev/2020, sendo possível desta forma utilizar a rotina.

Além disso a chave MaxStringSize deverá configurada com valor superior a 5. Também existe um parâmetro para restringir o acesso a rotina apenas a administradores. O parâmetro é o MV_ENGTPH1 do tipo lógico.


Em Miscelânea / Central de Atualizações será possível Acessar a Rotina, Testar a Conexão, Enviar os Dados, Relatório de logs e Documentação


Apesar de permitir o envio manual, existe um JOB que irá enviar para a Central de Atualizações uma vez ao dia os seguintes dados:


  • Código dos Patchs (.ptm) aplicados;

  • Códigos e logs dos Upddistrs executados;

  • Versões de LIB, AppServer e DbaAccess;

  • Data de Fontes do POR;

  • Código TotvsId (Código da instalação do License Server).


THF/Portinari é a interface da Central de Atualizações, onde iremos identificar nossas rotinas e comparar com as ultimas atualizações disponibilizadas pela TOTVS. Libs, Binários, fontes e pacotes acumulados serão sugeridos com base na versão enviada pelo Job x a última versão disponível na TOTVS.


Resumidamente o servidor do cliente se comunicará diretamente com a retaguarda da Central de Atualizações Protheus, onde será possível verificarmos as atualizações disponíveis para determinada rotina antes de realizar a abertura de chamados na TOTVS.


Expedida em 21/02/2020 esta atualização reforça a ideia de que a TOTVS quer diminuir o acesso ao suporte devido a falta de atualizações e manter todos os clientes com fontes equivalentes, assim como farão com o SMART ERP.

Acreditamos que esse é um passo natural e atualmente com o TOTVS Interface Robot (TIR), onde os testes passam a ser automatizados e de maneira muito mais rápida, não existe motivos para que este não seja um caminho natural.


400 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page